Autor Tópico: O QUE É OBDBr-2?  (Lida 1453 vezes)

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LUIS - JAÇANÃ - SP

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O QUE É OBDBr-2?
« Online: 03 de Abril de 2010, 19:41 »
O que é o OBDBr-2?

O sistema de diagnose a bordo (OBD) foi previsto no artigo 10 da Resolução Conama nº 315, de 29 de outubro de 2002, e regulamentado pela Resolução Conama nº 354, de 13 de dezembro de 2004, e foi introduzido nos veículos comercializados no Brasil em duas etapas.
A primeira, a OBDBr-1, teve início em 2007, e no ano passado, contemplou 100% dos veículos leves de passageiros, produzidos ou importados para o mercado interno. A partir deste ano, 60% dos veículos passam a ser vendidos com o sistema OBDBr-2.
Pela resolução Conama, o OBDBr-2 complementa as funções e características do sistema OBDBr-1, e deve detectar e registrar a existência de falhas de combustão, deterioração dos sensores de oxigênio primários e eficiência de conversão do catalisador que acarretem aumento de emissões, e também apresentar características mínimas para a detecção de falhas, quando aplicável, nos seguintes componentes:
Sensores de Oxigênio (pré e pós-catalisador);
Válvula de Controle da Purga do Cânister; e
Outros componentes que o fabricante julgue relevantes para a correta avaliação do funcionamento do veículo e controle de emissões de poluentes.

A resolução determina que o sistema OBDBr-2 deve indicar a falha de um componente ou sistema quando o veículo produzir emissões superiores de acordo com os níveis preconizados no PROCONVE L-5, como segue:

a) monóxido de carbono (CO): 2,0 g/km;
b) hidrocarbonetos totais (THC), somente para veículos a gás natural: 0,30 g/km;
c) hidrocarbonetos não metano (NMHC): 0,05 g/km;
d) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Otto: 0,12 g/km;
e) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Diesel: 0,25 g/km;
f) aldeídos (HCO), somente para motores ciclo Otto (exceto gás natural): 0,02 g/km;
g) material particulado (MP), somente para motores ciclo Diesel: 0,05 g /km;
h) teor de monóxido de carbono em marcha lenta, somente para motores do ciclo
Otto: 0,50% vol.

Assim, o sistema OBDBr-2, tal como o OBDBr-1, pode ser visto como um ‘dedo-duro’ da eficiência do motor, uma vez que sempre que houver mau funcionamento que acarrete em aumento de emissões de gases (motor desregulado), uma luz no painel acenderá para alertar o motorista. Porém, o OBDBr-2 segue limites mais rígidos, principalmente na emissão de hidrocarbonetos (HC), óxido nitroso (NOx), aldeídos (HCO) e material particulado.


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LUIS 
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laguna

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Re:O QUE É OBDBr-2?
« Responder #1 Online: 04 de Abril de 2010, 10:19 »

 Bom dia Luiz

Poderias me informar onde conseguistes esses dados.
Me parace que tem um erro  no material particulado para diesel.
Se for 0,05 g/ km  serião 5g por cada 100 km/rodados o que é muito pouco.
Se for 0,05 kg/km ai seria um numero mais coerente, pois seria 5 kg por cada 100 km/rodados .
Qualquer motor 1.0  com bastante fuligem seca na descarga  joga 2 kg de fuligem a cada 100km/rodados e a leis brasileiras não levão  em conta essa poluição
laguna
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Olavio Adalberto laguna
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Re:O QUE É OBDBr-2?
« Responder #2 Online: 04 de Abril de 2010, 21:58 »
FOI NA MATÉRIA SOBRE O PRISMA NO O.B.
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Re:O QUE É OBDBr-2?
« Responder #3 Online: 05 de Abril de 2010, 13:45 »
É ISSO AI GUGU, DA NELES, VAI LA E ESCRAXA...HEHEHEHEHE
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Claudio Rocha
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