Autor Tópico: Injeção eletrônica - SENSORES  (Lida 11527 vezes)

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Offline Cotta

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Injeção eletrônica - SENSORES
« Online: Abril 13, 2010, 06:05:19 pm »
Sensores

Sensores são componentes do sistema de injeção eletrônica, que espalhados pelo motor, são responsáveis por enviar importantes informações à central eletrônica.
Os mais comuns são:
- Sensor de oxigênio (mais conhecido como Sonda Lambda)
- Sensor de temperatura da água
- Sensor de temperatura do ar
- Sensor de posição da borboleta
- Sensor de pressão absoluta (ou sensor MAP)
- Sensor integrado (que tem sensor de temperatura do ar e MAP juntos)
- Sensor de rotação
- Sensor Hall
- Sensor de fase
- Sensor do pedal de aceleração
- Sensor de nível
- Medidor do fluxo de ar - (ou MAF)
- Sensor de detonação
- Sensor de velocidade


E quais suas funções:

Sensor de oxigênio (ou sonda lambda): Está localizado no escapamento do veículo, sua função é informar para a Central Eletrônica como está a queima do combustível no interior do motor, se a mistura está rica (com excesso de combustível), ou se a mistura está pobre (com pouco combustível). E através destas informações a Central Eletrônica vai controlando a quantidade de combustível injetada no motor, fazendo com que o resultado do funcionamento do motor seja otimizado.

                             





Sensor de temperatura da água - Está localizado nas tubulações de água junto ao motor, no sistema de arrefecimento, e sua função como o próprio nome diz, é informar para a Central Eletrônica qual a temperatura da água do motor.


                 



Sensor de temperatura do ar - Está localizado nas tubulações da tomada de ar para o interior do motor, e sua função é informar para a Central eletrônica qual a temperatura do ar admitido pelo motor.
                                   
                                             




Sensor de posição da borboleta (ou potênciomentro) - Está localizado junto da borboleta de aceleração do motor, e sua função é informar para a Central Eletrônica qual o ângulo de abertura da mesma, ou seja, o quanto o motorista está acelerando o motor.


                                         




Sensor de pressão absoluta (ou sensor MAP) - Está localizado nas tubulações da tomada de ar para o interior do motor, ou mesmo em outro lugar dentro do cofre do motor, sua função é informar para a Central Eletrônica qual a quantidade de ar aspirada pelo motor.

                                     







Sensor integrado - São os sensores de temperatura do ar e MAP unificados em um único componente


                                       






Sensor de rotação - Geralmente localizado no eixo virabrequim do motor, tem a função de informar para a Central Eletrônica qual é a rotação do motor (RPM) e a posição do eixo virabrequim.

                               







Sensor Hall - Geralmente localizado dentro do distribuidor, também tem a função de informar qual é a rotação do motor (RPM)  e a posição do eixo virabrequim.


                                   

 


Sensor de fase -  Tem a função de informar qual é a fase de trabalho de cada cilindro do motor.


 

                                                 

 






Sensor do pedal de aceleração - Está localizado junto ao pedal de aceleração do veículo; este sensor está presente apenas nos sistemas em que não há a existência do cabo do acelerador, ou seja, o comando é feito eletronicamente, e é denominado sistema drive by wire.   
             
                                                       


 Sensor de nível - Está presente dentro do tanque de combustível, e sua função é informar para a Central Eletrônica qual a quantidade de combustível no tanque.



                                 






Medidor do fluxo de ar (MAF) - Está localizado nas tubulações da tomada de ar para o interior do motor, sua função é medir diretamente a massa de ar admitida pelo motor durante o seu funcionamente.

                                       






Sensor de detonação - Ele está fixado diretamente no bloco do motor, e sua função é captar ("ouvir") as vibrações do motor quando ocorre o fenômeno ''detonação", assim a UCE atrasa o ponto de ignição até ele seja eliminado.

                           





Sensor de velocidade - Ele está localizado geralmente na caixa de marchas do veículo, mas também pode estar em outro local, e a sua função como o próprio nome já indica é informar a UCE qual é a velocidade do veículo.


                     
« Última modificação: Agosto 03, 2010, 10:21:37 pm por Cotta »
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