Autor Tópico: FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER  (Lida 28872 vezes)

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Offline O MESTRE

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FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Online: Março 14, 2011, 08:34:16 am »
Meus caros,cada vez que levo meu carro para fazer geometria,quase sempre querem fazer cambagem ou caster,como não entendo gostaria da opinião de voces a respeito,sempre alegam que passei em buraco ou lombada muito rapído,enfim espero a opinião dos reparadores muito obrigado

Offline BREDA-SP

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #1 Online: Março 14, 2011, 08:48:34 am »
Mestre bom dia.

É aconselhavel que se faça um rodizio de pneus junto ao alinhamento de direção mais balanceamento das rodas a cada 10.000 ou 15.000km rodados, agora pra saber se precisa ou não que se faça a cambagem só mesmo colocando o carro em um analizador de geometria (aparelho de alinhamento), e isto só quem for analizar a geometria é que pode te afirmar se esta fora ou não, então procure sempre um centro automotivo conhecido e que esteje estabelecido no mesmo lugar a tempos, fuja dos que ficam migrando de endereço pra endereço.
Lembre-se que hoje os veiculos são construidos de maneira diferente a carros antigos, por motivos de segurança a suspensão se tornou algo "fragil" se comparado a carros antigos, e não é dificil que com apenas uma passagem em buracos ela deforme a ponto de se ter que corrigir camber e caster.
Bredacar Mecanica.
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Offline O MESTRE

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #2 Online: Março 14, 2011, 09:39:59 am »
Obrigado Breda,como viajo muito e quase sempre realizo os serviços em meu Palio fora da minha base e não tendo uma oficina fixa acabo sempre tendo desconfiança rsrsrsrsrs mas tento mesmo assim levar a manutenção em dia e dentro das KM pré estabelicidas pelo fabricante ok......e como nas concessionarias não da para levar devido ao preço cobrado fico nas mãos da oficinas independentes e graças a DEUS sempre fui muito bem atendido só restando algumas dúvidas as quais depois de ter achado este maravilhoso SITE/FORUM,estou mais tranquilo muito obrigado

Offline BREDA-SP

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #3 Online: Março 14, 2011, 11:08:57 am »
Obrigado pelo elogio ao SITE/FORUM, e conte sempre conosco, que conosco ninguem podosco,rsrsr
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Offline PINHAO

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #4 Online: Março 14, 2011, 10:09:28 pm »
nao é uma régra mas sempre que a direçao puxa pra um lado é necessario um ajuste de caster ou camber...

Offline Joel Lopes

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #5 Online: Março 14, 2011, 11:33:19 pm »
A CULPA É DE QUEM INVENTOU ESSA DROGA DE MACACO DE ENTORTAR AMORTECEDOR.
DEPOIS DISSO TODOS OS CARROS TEM QUE FAZER CAMBAGEM OU CASTER.

Offline O MESTRE

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #6 Online: Março 15, 2011, 08:35:15 pm »
Boa noite,sr. Joel não entendi macaco para entortar amortecedor? no meu Palio o mecanico falou que fez com um parafuso de regulagem a cambagem isso existe e é bom? muito obrigado

Offline Joel Lopes

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #7 Online: Março 15, 2011, 09:05:23 pm »
MESTRE É O SEGUINTE.
REALMENTE O TEU MECANICO ESTA CERTO.
NO CASO DO PALIO NÃO TEM REGULAGEM DE CAMBER
MAIS O CASTER SIM.
O QUE É CORRETO É VER SE TEM ALGUMA PEÇA TORTA
AMORTECEDOR MANGA DE EIXO ETC.
POIS USAR O MACACO PRA CAMBAGEM FORÇADO AS PEÇAS NÃO É ACONSELHAVEL
ACONSELHO VC A LEVAR O SEU VEÍCULO EM UMA OFICINA DE CONFIANÇA SUA
SE NÃO TIVER TEMOS VARIOS AMIGOS AQUI DO FORUM QUE RECOMENDO.
PROCURE POR EXEMPLO AUTO MECANICA JOÃO HOFFMANN.
É GENTE DA MELHOR QUALIDADE,E MUITO QUALIFICADO.
SE PRECISAR ESTAMOS AQUI. ABRAÇOS

Offline HOFFMANN/Curitiba

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #8 Online: Março 16, 2011, 10:45:05 am »
Caro MESTRE,quando um camber é feito com puxador hidraulico e por um profissional não tem problema nós aqui fazemos em quase a maioria dos veiculos regulagem de camber no PARAFUSO DE REGULAGEM,pois não deixa de ser uma adaptação só que não corre risco nenhum ok......mas é que nem o Joel falou se temos CAMBER/CASTER fora é sinal que alguma peça esta ruim abraços
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Offline cliffburton

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #9 Online: Março 16, 2011, 07:06:11 pm »
Em falar em cambagem... porque nos palio e nos unos, são mais frequentes agente rodar com o carro e ao estercer a direção a roda fica enclinada para fora? Sempre vi falar que esses carros palio e uno dão muito problema de cambagem, pois esses carros não tem bandeja, são uns tirantes que regulam a cambagem das rodas..

Isso é verdade?
Conheci um cara na empresa e tinha um palio elx, ele rodou três meses e os pneus da dianteira desgatou de forma excessiva do lado de fora da roda, esses carros da fiat, dão muito problema de cambagem assim?

Essa história de bandeja por o palio e uno não ter faz diferença?

Ultima pergunta ao estercer o volante, as rodas parece que enclinam um pouco é normal? No palio e uno?

Offline HOFFMANN/Curitiba

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #10 Online: Março 16, 2011, 08:19:55 pm »
Sim Cliff é normal as rodas inclinarem um pouco quando esterçemos a direção ok......e na minha opinião e não sei por que as geometrias dos veiculos FIAT normalmente vem fora de fabrica ja e o fato de não ter bandeja não deixa mais fraco a suspensão ok.....é a minha opinião vamos esperar os outros abraços
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Offline BREDA-SP

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #11 Online: Março 17, 2011, 06:17:49 am »
Cliff bom dia.
Os Unos não tem bandeiija são braços oscilantes, mais os palios tem bandeija sim.


Tá ai bandeija do palio



Tá ai braço do uno




 ;D ;D ;D ;D ;D ;D 8)
« Última modificação: Março 17, 2011, 07:01:02 am por Breda »
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Offline LUIS-JAÇANÃ-SP

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #12 Online: Março 17, 2011, 01:45:56 pm »
MESTRE
COMPLEMENTANDO O QUE O BREDA COLOCOU.
AQUI PRÓXIMO DA NOSSA OFICINA EXISTEM VÁRIOS LOCAIS PARA ALINHAR VEÍCULO.
FAZ MAIS DE 4 ANOS QUE SÓ LEVAMOS EM UM ÚNICO LUGAR; POIS, COMO O MINEIRO(RAPAZ QUE NOS ATENDE) DIZ: QUANTAS CAMBAGENS, E QUANTOS CÁSTER QUER HOJE? RSRSRSRS
BOM: NESSES 4 ANOS, SÓ FOI NECESSÁRIO FAZER CÁSTER EM UM PÁLIO; POIS O MESMO SOFREU UMA BATIDA LATERAL . MESMO ASSIM FOI SÓ NO LADO QUE HOUVE A COLISÃO.

INFELIZMENTE, ESSES ALINHAMENTOS ENCONTRAM NISSO UM MEIO DE GANHAR MAIS DINHEIRO.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2012, 06:53:29 pm por LUIS-JAÇANÃ-SP »
JAÇANÃ - CENTRO TÉCNICO AUTOMOTIVO
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INSPEÇÃO AMBIENTAL = REPROVADOS E PRÉ-INSPEÇÃO
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Offline BREDA-SP

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #13 Online: Março 17, 2011, 04:21:02 pm »
Aproveitando este comentario do Jaça, quem não se lembra que a cerca de pouco mais de 20 anos quando se levava um veiculo pra alinhar, o alinhamento abrangia tudo, desde caster, camber, convergencia e divergencia e não se era cobrado em separado, tudo bem que a maioria dos carros com apenas troca de uns calços ou com o movimento dos pivos se conseguia alterar todo um alinhamento, hoje até isto mudou, pois todo conjunto praticamente é um bloco rigido onde pra se corrigir uma cambagem por exemplo muitas vezes é necessario até um alinhamento tecnico aquele que começa puxando da ponta da longarina e vai até o banco do motorista,rsrsrs
Sem contar que por motivos de segurança toda parte estrutural do carro é feita de maneira que se deforme em caso de colisões deixando então um bloco rigido porem fragil a ponto de se perder a geometria num simples passar em lombadas ou valetas.
Melhor assim pois alem da segurança dos passageiros há tambem mais serviço pros alinhadores, e automaticamente pros mecanicos.
;D ;D ;D ;)
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Offline sepacheco

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Re:FAZER OU NÃO FAZER CAMBAGEM/CASTER
« Responder #14 Online: Abril 19, 2011, 01:11:32 am »
O Fato ~e que muitos carros hoje principalmente nas suspensões traseiras , não tem mais regulagem de camber e caster....nesse caso um valor errado indica que algo entortou na suspensão ou mesno nos pontos de apoio e necessitam de intervençao seja para troca da peça ou realinhamento dos pontos de apoio.
Como o joel disse, maldito macco de entrotar amortecedor >P mas como o beno psotou se usado corretamente serve para trarzer um ponto de fixaçao ao lugar, mas isso depende de um profissional honesto, qualificado, com ferrametas corretas, com conhecimento do veiculo especifico e competente para ser feito... se não vai só entortar amortecedor e mascarar outro problema.
O Camber tem influencia direta em aderencia nas curvas e o caster na resposta direcional, logo são medidas que devem sempre estar corretas....

Sandro